Ragdoll Caracteristicas

Ragdoll - Características


O Ragdoll, que em português significa “boneca de trapos”, tem um físico imponente, mas quando lhe pegamos ao colo seus músculos se descontraem, tornando-se fraco, mole e frágil como uma boneca de pano, vindo daí o seu nome.

Temperamento
O ragdoll é muito paciente e dá-se bem com crianças e outros animais, sendo bastante tolerante, como se fosse uma boneca (daí seu apelido). Nada agressivo, é raro que um ragdoll se defenda mesmo quando colocado em situações de risco.
O ragdoll é um gato quieto, o que o faz um excelente pet para quem vive em apartamentos, pois apesar de ser um gato grande, raramente mia ou faz barulhos exagerados. Basicamente, ele adora a calmaria e estar no colo de alguém.
Embora quieto, é muito brincalhão…não durante muito tempo, mas adora uma brincadeira.
Apesar de tanta energia, são considerados gatos de chão, isto é, não costumam sair a saltar a todo o momento, sendo que depois de adultos são animais muito calmos.

Descrição
Pelos padrões da raça, o ragdoll deve ser um gato de grande porte, pesado e musculoso. No abdómen, porém, é comum que eles tenham uma “pancinha” aparente. Os machos, em especial, tendem a ser bastante grandes, sendo facilmente distinguidos das fêmeas ainda quando filhotes.

Suas orelhas são bem triangulares, proporcionais à sua cabeça, assim como seu focinho arredondado. Como dito anteriormente, seus olhos precisam, necessariamente, ser de cor azul, não sendo aceita nenhum tipo de variação (caso isso ocorra, o animal é considerado mestiço).
Seu rabo longo (quase atingindo o mesmo comprimento de seu corpo) deve ser repleto de pêlos.
Na região do pescoço, ele possui um pêlo mais denso do que no restante do corpo.

As crias nascem totalmente brancas ou creme, e a coloração do pêlo só começa a surgir depois do quarto ou quinto dia de vida, mas a cor do pêlo só vai tornar-se definitiva a partir dos dois anos de vida e só vai atingir seu tamanho máximo aos quatro anos de idade.

O Ragdoll tradicional só tem 3 desenhos tradicionais: bicolor, mitted e colorpoint e só na cor de seal, blue, chocolate e lilac.

Tipo de Pêlo
Comprido, cheio e denso, bastante sedoso, espalhando-se por todo o dorso do animal, sendo que o pêlo na cabeça é curto e na cauda é mais longo. Dependendo do tipo de clima, pode apresentar um manto mais curto.

Variantes
Colourpoint – os gatos Ragdoll têm uma cor escura nas suas orelhas, focinho, pernas, pés e cauda. A cor do seu corpo é mais clara que a das extremidades. O peito e queixo são normalmente mais claros.
Mitted – os Ragdoll mitted são identicos aos colorpoint excepto que têm patas brancas, queixo e peito. As suas patas dianteiras são brancas como se estivessem enluvadas e nas traseiras essas “luvas ” estendem-se até mais acima, parecendo umas “botas” brancas.
Bicolor – os Bicolor têm uma cor mais escura no seu focinho, orelhas e cauda. Contudo, o focinho bicolor caracteriza-se por apresentar um “V” invertido na cara, de cor clara. O peito, as pernas e os pés são brancos. O nariz e almofadas são rosa.


Cores
Seal (castanho quase preto) – Os gatos seal têm as extremidades do corpo de um castanho escuro profundo. Os seus corpos apresentam uma cor creme, desde muito claro até um creme um pouco mais escuro. O nariz e almofadas das patas deverão ser de um castanho bem escuro, quase preto.
Chocolate – Os Ragdoll chocolate têm pontas (as extremidades do corpo) num tom chocolate claro podendo variar até um tom de chocolate mais escuro.
Blue – O Ragdoll Blue (azul) tem as extremidades do corpo de um azulado claro até um azulado prateado, apresentando um aspecto acinzentado.
Lilac – O Ragdoll Lilac (lilás) apresenta extremidades que vão do lilás muito claro até a um bege rosado. Os seus corpos deverão ser de um branco leite e o nariz e almofadas poderão ser de rosa a lavanda.


Saúde e Higiene

É um gato robusto que geralmente goza de uma perfeita saúde. Para favorecer o seu crescimento, o Ragdoll necessita de uma dieta completa e equilibrada.
Seu pêlo volumoso requer escovação 2 vezes por semana, a fim de evitar possíveis nós e problemas de pele.
Um ragdoll pode pesar cerca de 10 quilos. Tem uma esperança média de vida de 12 anos.
A miocardiopatia hipertrófica (HCM) é a forma mais comum de doença cardíaca em gatos. Provoca espessamento (hipertrofia) do músculo cardíaco. Evite criadores que afirmem ter linhas sem HCM. Ninguém pode garantir que seus gatos nunca desenvolverão HCM.


Share by: